Agricultura

Aprosoja encerra primeira etapa de formação para mulheres

Capacitação contou com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

A Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) encerrou na última quinta-feira (31) a primeira etapa da Academia de Liderança. A iniciativa formou lideranças femininas dos 15 estados onde a entidade tem representação. A presidente da Comissão Mulheres da Aprosoja Brasil e uma das responsáveis pela Academia, Márcia Barzotto, ressaltou a formação recebida pelas novas líderes.

“Hoje nós fizemos o encerramento da primeira etapa dessa academia de liderança que foi voltada para trabalhar vários assuntos, várias temáticas, desde o lado emocional das nossas associadas até os lados técnicos do agronegócio. Falamos de commodities, falando de economia, de geopolítica. Então a gente abrange todos os assuntos para moldar esses líderes dentro dos seus estados levando esses assuntos para as associadas, trazendo as associadas mais para dentro da Aprosoja”, pontuou Márcia Barzotto.

O evento também contou com a participação da secretária nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Viviane Dutra. A pasta ofereceu apoio em algumas palestras ministradas durante o período de formação.

mulheres-agricultura
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Viviane Dutra ainda disse que o ministério trabalha na criação de uma cooperação entre as entidades para a incorporação do projeto Qualifica Mulher à segunda etapa da Academia. O projeto foi lançado em 2020 e busca levar cursos e capacitação profissional, além de incentivar o empreendedorismo.

“Nós vamos continuar apoiando. Nós estamos trabalhando na construção de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria nacional de Política para as Mulheres e a Comissão Mulheres da Aprosoja Brasil para que elas possam ter acesso e levar todas as mulheres que fazem parte da agricultura do Brasil para o Qualifica Mulher, com cursos específicos e voltados para essas mulheres do campo”, afirmou a representante do ministério.

A próxima etapa da academia deve acontecer no mês de maio e de forma remota. Para participar, é preciso ser associada da Aprosoja ou ter vínculo familiar com algum associado, além de ser gratuito.