Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Argentina diminui restrições às exportações de carne bovina

Produtores de carne bovina da Argentina comemoraram a decisão, mas esperavam o fim de todas as restrições impostas pelo governo

A Argentina anunciou a flexibilização das exportações de carnes, com a liberação na íntegra da categoria de vacas em lata com destino à China a partir de segunda-feira, 4. O anúncio foi feito após a reunião do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Julián Domínguez, com o Conselho de Articulação.

O ministro também anunciou que, por meio de uma resolução do Banco Central, os produtores terão acesso a crédito com taxa preferencial a partir desta quarta-feira, 29. Reivindicação antiga das entidades.

A medida vai permitir a exportação para a China de vacas que não têm mais capacidade reprodutiva e que, em sua maioria, não são consumidas no mercado local.

Os embarques dessa categoria (E e D) ficaram restritos a 50% do que foi exportado no ano passado. Pelas projeções, cerca de 780 mil toneladas toneladas de carne bovina seriam exportadas, portanto, 85% das vendas externas seriam realizadas se os dados fossem comparados com os de 2020, ano recorde para as exportações.

Domínguez, que assumiu o cargo recentemente, disse que “dizer que a exportação está fechada é prejudicar os produtores e beneficiar uma parte da cadeia”.

Embora o anúncio tenha sido bem recebido pela Sociedade Rural Argentina (SRA), Confederação Rural Argentina (CRA), Federação Agrária Argentina (FAA) e Confederação Intercooperativa Agropecuária Limitada (Coninagro), as entidades esperavam uma abertura total das exportações.

Jorge Chemes, chefe das Confederação Rural da Argentina, garantiu à mídia que “nem todas as expectativas foram atendidas, pois esperávamos uma liberação total das exportações”.

Carlos Achetoni, disse após o encontro: “Esperamos que este encontro seja o início de uma jornada para tentar gerar as soluções de que tantos produtores precisam”.

Sair da versão mobile