ABASTECIMENTO

Arroz: governo monitora preço e aposta em novas tecnologias para áreas de Cerrado

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, destacou avanços da Embrapa para produção do grão em terras altas

Arroz
Foto: Sebastião José de Araújo/Embrapa Arroz e Feijão

O governo federal afirma estar intensificando o monitoramento dos preços do arroz, em resposta às preocupações com o encarecimento do produto.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem alertado sobre a alta nos preços do arroz, o que levou o governo a adotar medidas para conter esse aumento.

Durante a abertura de uma reunião sobre sistemas públicos de abastecimento na América Latina e Caribe, Teixeira enfatizou a importância do trabalho da Embrapa no avanço da cultura do arroz. A estatal tem desenvolvido novas tecnologias que permitem a expansão da produção em áreas de Cerrado e terras altas, ampliando as regiões produtoras no Brasil.

“O presidente Lula me ligou ontem e falou sobre o aumento do preço do arroz. Eu disse que estamos cuidando disso. Estamos monitorando os preços para não permitir que alguns produtos subam. A Embrapa agora tem uma grande descoberta para o arroz nessas terras altas”, afirmou Teixeira.