A partir da próxima quinta-feira (18), uma nova frente fria deve avançar sobre a região Sul, chegando a São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
A passagem da frente fria vai gerar instabilidades na atmosfera em todas essas áreas. Isso vai ocorrer devido a um cavado em médios e altos níveis, associado ao calor e à umidade proveniente da Amazônia através do jato de baixos níveis (JBN).
A mudança no tempo vai trazer chuvas para manter a boa umidade do solo. O volume esperado fica de 30 a 60 mm em toda região marcado no mapa (abaixo).
A precipitação pode vir acompanhada de rajadas de vento acima de 70 km/h, o que pode causar acamamento das lavouras de trigo em desenvolvimento e do milho segunda safra.
Também pode haver queda de granizo, o que tem potencial para danificar lavouras de hortifrútis e citros, assim como provocar prejuízos em granjas de aves e suínos.
Não se descarta a possibilidade de queda de árvores e corte de abastecimento de energia.
Após a passagem do sistema, um ar mais frio deve predominar na região Sul, potencializando a formação de geada nas áreas de baixada do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre os dias 20 e 22 de agosto.
Esse ar polar deve chegar ao Sudeste e ao Centro-Oeste, amenizando as temperaturas, principalmente da faixa leste do Sudeste, porém sem risco para geada.
___________________
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.