Com o afastamento da frente fria, a previsão do tempo destaca para a atuação de um ciclone de níveis médios na altura do Espírito Santo, que pode trazer chuva expressiva no Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e sul da Bahia, com até 50 mm. Esses altos índices podem atrapalhar áreas de café conilon, podendo despertar uma florada indesejada em lavouras do Espírito Santo.
- Soja: frente fria chega com chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
- Irregularidade das chuvas dificulta tratos culturais das lavouras de inverno
A chuva segue no Sudeste até o dia 5 de setembro, quando uma nova frente fria deve chegar no Sul, podendo trazer chuvas de até 50 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para o Sudeste e Centro-Oeste, se a chuva acontecer, será com baixos acumulados.
A meteorologia, ressalta, ainda, a atuação das chuvas na diminuição dos focos de queimadas. Apesar de índices não muito elevados, o volume de águas foi suficiente para amenizar a questão dos incêndios no interior do Brasil. Nos últimos dias choveu mais de 100 mm em algumas áreas do Sul e 70 mm em pontos de Mato Grosso do Sul.
Entre 25 a 27 de agosto o foco de queimadas no Brasil atingiu de 5.380, após a ocorrência das chuvas, esse número caiu quase pela metade, passando para 2.277 no período que vai de 28 a 30 de agosto.