Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Bayer firma parceria com agthechs para monitorar cigarrinha do milho no Sul

A empresa vai criar uma rede colaborativa de dados sobre a praga, que entregará mapas regionais da sua presença na safra 2021/22

A Bayer firmou parceria com a agtech Farmbox e a CGM Monitoramento Agrícola para monitorar, de forma preventiva, a incidência de cigarrinha em lavouras de milho do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Por meio do piloto do “Esquadrão de Combate à Cigarrinha”, será criada uma rede colaborativa de dados sobre a praga, que entregará mapas regionais da sua presença e de plantas sintomáticas na safra 2021/22, segundo nota da Bayer.

“As quebras de produtividade na safra 2020/21 do milho, principalmente pelo atraso das chuvas no Sul do Brasil, foram intensificadas pela incidência da cigarrinha. Este cenário deve se repetir na safra 2021/22, caso o produtor não faça o manejo preventivo”, disse o agrônomo de Desenvolvimento de Mercado especialista da Bayer, Paulo Garollo.

Ele lembrou que a cigarrinha pode ocorrer desde os primeiros estágios de desenvolvimento do milho, pois pode migrar de um ciclo para o outro por meio do que se chama “ponte verde”. Quanto mais cedo a planta for atacada, maiores os danos à lavoura. A cigarrinha não causa danos expressivos diretamente, mas de forma indireta.

Durante a alimentação, a praga transmite patógenos causadores dos enfezamentos pálido e vermelho do milho, conforme a Bayer. As perdas podem ultrapassar 70%.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a praga esteve presente em 48% dos municípios paranaenses no ciclo 2020/21.

O trabalho do “Esquadrão” começa com uma visita de georreferenciamento do talhão e, posteriormente, de uma equipe técnica para o monitoramento, conforme o comunicado. As visitas são realizadas em intervalos de 7 a 10 dias ao longo do ciclo da cultura.

Sair da versão mobile