Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Blairo Maggi quer garantir renda ao produtor rural

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, o ministro da Agricultura afirmou que, devido à importância do agro no PIB, quer ser ouvido pelos ministros da área econômica antes da tomada de decisões 

Fonte: Glauber Silveira

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o foco da gestão dele será a garantia de renda ao produtor rural. Segundo ele, o agricultor precisa se sentir em casa no ministério. Para tanto, quer ser lembrado como a pessoa que flexibilizou e desburocratizou as ações da pasta.

Maggi quer ser o primeiro da lista para consultas dos ministros da Fazenda e Planejamento sobre qualquer medida econômica para o país, devido à importância do setor para o PIB nacional. Ele concedeu entrevista exclusiva ao apresentador Glauber Silveira no Direto ao Ponto deste domingo, dia 22.

Convidado em outros governos, Maggi destacou que aceitou o convite de Michel Temer justamente pelo desafio de “fazer dar certo em 180 dias”. O prazo curto de aprovação da nova gestão impõe desafios ainda maiores. O ministro quer desburocratizar o que for possível.

Ele criticou, por exemplo, a necessidade de um conselho formado por quatro ministérios ter de aprovar a venda de estoques de milho – medida essencial para atender demanda de criadores de aves e suínos atualmente.

Blairo Maggi revelou um diálogo positivo com o Ministério do Meio Ambiente para resolver divergências entre produtores e ambientalistas. A primeira medida de consenso, segundo ele, é a prorrogação do prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os produtores.

Isso deve ocorrer com a sanção do presidente interino Michel Temer do Projeto de Lei de Conversão 8/2016, aprovada esta semana no Senado. As duas pastas também trabalham por mudanças para flexibilizar o licenciamento ambiental. Para Maggi, essa é um fator primordial para reduzir custos no campo.

O ministro também afirmou que a questão das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADINs) em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que contestam artigos do Código Florestal deve se resolver em breve e não deve haver retrocessos para o produtor rural.

Seguro agrícola

Maggi afirmou que “não conhece muito” o seguro agrícola brasileiro, mas vai estudar formas de melhorar a política para atender a demanda dos agricultores brasileiros.

Sair da versão mobile