A iniciativa, chamada Capacita ABC, é voltada para profissionais que atuam na elaboração de projetos e na operacionalização do Programa e resulta de um acordo de cooperação técnica firmado pelo BNDES com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/CNA).
As primeiras aulas acontecerão nos dias 14 e 15 de maio, em Brasília, seguidos por cursos em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e João Pessoa.
O BNDES estima que cerca de 150 analistas e projetistas sejam treinados, sendo que os encontros de Salvador se estenderão também a participantes de Sergipe, os de Recife a técnicos de Alagoas, os de Fortaleza a interessados do Piauí e Maranhão, e os de João Pessoa a profissionais do Rio Grande do Norte.
O Programa ABC está em vigor desde a safra 2010/2011. A liberação de recursos ocorre de forma direta, através de instituições financeiras credenciadas. A taxa de juros do programa é de 4,5% ao ano (a.a.) para produtores que se enquadrem como beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e de 5% a.a. para os demais.