Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil envia delegação para encontro mundial do tabaco

Produto brasileiro foi exportado para 97 destinos – entre eles, União Europeia (43%) e China (25%)

Uma delegação formada por representantes da Casa Civil e dos ministérios da Agricultura, Saúde, Desenvolvimento Agrário, Fazenda e Relações Exteriores participará da 7ª Conferência das Partes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS). O encontro será em Nova Deli (Índia) entre os dias 7 e 13 deste mês.

O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o secretário substituto de Política Agrícola, Sávio Pereira. Segundo ele, o evento é muito relevante para a agricultura do país, porque o Brasil é o maior exportador mundial de tabaco.

“Vamos levar o posicionamento que já está acordado na Convenção Quadro, assinada por seis ministros: não há proibição à produção do tabaco ou restrição a políticas nacionais de apoio aos agricultores que atualmente se dedicam a essa atividade. O Brasil também não apoiará propostas que visem a utilizar a normativa como instrumento para práticas discriminatórias ao livre comércio”, ressaltou o secretário substituto, que também é membro da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro.

“Os produtores, na maioria dos casos pequenos agricultores, poderão ser atingidos pelas decisões da Conferência e o Ministério da Agricultura deve se preocupar com os efeitos negativos sobre a produção rural”, salienta Pereira.

Em 2015, o Brasil produziu 517 mil toneladas de fumo, de acordo com dados do setor. O produto brasileiro foi exportado para 97 destinos – entre eles, União Europeia (43%) e China (25%) –, com uma receita de US$ 2,2 bilhões.

O fumo é cultivado em 640 municípios da Região Sul, com 330 mil hectares de área cultivada e cerca de 160 mil produtores. A atividade econômica do tabaco envolve 640 mil pessoas no meio rural.

Sair da versão mobile