Brasil pede apoio da Lituânia para acordo sanitário com União Europeia

Desde maio de 2015, Ministério da Agricultura busca entendimento para facilitar comércio de produtos agropecuários com países europeus

Fonte: Noaldo Santos/Mapa

A secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tatiana Palermo, recebeu nesta quarta-feira, dia 20, o vice-ministro de Relações Exteriores da Lituânia, Mantvydas Bekešius, para pedir apoio ao acordo sanitário e fitossanitário entre o Brasil a União Europeia (UE).

O Mapa negocia desde maio do ano passado um acordo que facilitará os entendimentos entre o Brasil e o bloco europeu em questões sanitárias e fitossanitárias. O objetivo é facilitar o entendimento no tema e, assim, simplificar a certificação e o comércio. 
 
De acordo com a secretária, é interessante para o Brasil a UE seja considerada como bloco em questões de defesa agropecuária, de modo que uma única análise de risco de determinado produtos tenha validade para ambos os lados.
 
A intenção do Brasil é tornar menos demorados processos que necessitam de aprovação mútua, a fim de estimular a cooperação e aumentar a confiança institucional no comércio.
 
Bekešius disse que repassará a preocupação brasileira ao ministro das Relações Exteriores da Lituânia e ao Comissário Europeu para a Saúde e a Segurança de Agricultura, Vytenis Andriokaitis, que também é lituano. 

“É interessante ouvir essas demandas por parte do Brasil, que é um mercado considerado muito importante para nós e para a União Europeia”, disse. O Ministério da Agricultura deve enviar uma missão a Bruxelas, na Bélgica, em março para retomar as negociações sobre o acordo sanitário com a UE.