Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil pede apoio da Lituânia para acordo sanitário com União Europeia

Desde maio de 2015, Ministério da Agricultura busca entendimento para facilitar comércio de produtos agropecuários com países europeus

Fonte: Noaldo Santos/Mapa

A secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tatiana Palermo, recebeu nesta quarta-feira, dia 20, o vice-ministro de Relações Exteriores da Lituânia, Mantvydas Bekešius, para pedir apoio ao acordo sanitário e fitossanitário entre o Brasil a União Europeia (UE).

O Mapa negocia desde maio do ano passado um acordo que facilitará os entendimentos entre o Brasil e o bloco europeu em questões sanitárias e fitossanitárias. O objetivo é facilitar o entendimento no tema e, assim, simplificar a certificação e o comércio. 
 
De acordo com a secretária, é interessante para o Brasil a UE seja considerada como bloco em questões de defesa agropecuária, de modo que uma única análise de risco de determinado produtos tenha validade para ambos os lados.
 
A intenção do Brasil é tornar menos demorados processos que necessitam de aprovação mútua, a fim de estimular a cooperação e aumentar a confiança institucional no comércio.
 
Bekešius disse que repassará a preocupação brasileira ao ministro das Relações Exteriores da Lituânia e ao Comissário Europeu para a Saúde e a Segurança de Agricultura, Vytenis Andriokaitis, que também é lituano. 

“É interessante ouvir essas demandas por parte do Brasil, que é um mercado considerado muito importante para nós e para a União Europeia”, disse. O Ministério da Agricultura deve enviar uma missão a Bruxelas, na Bélgica, em março para retomar as negociações sobre o acordo sanitário com a UE.

Sair da versão mobile