Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Brasil vacina cerca de 76 milhões de bovinos contra febre aftosa

Segundo informações do Ministério da Agricultura, o índice de imunização chegou a 98% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos

vacina contra febre aftosa
Foto: Ministério da Agricultura

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa imunizou cerca de 76 milhões de bovinos e bubalinos vacinados com até 2 anos de idade. Com o número, o índice de imunização chegou a 98% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos, informou nesta quarta-feira, 3, o Ministério da Agricultura (Mapa).

Dos 22 estados brasileiros que adotam a vacinação, foram contabilizados os dados de 21, faltando apenas a Paraíba, que ainda não enviou o relatório com os dados finais. Em razão da pandemia da Covid-19, o prazo da vacinação e envio da declaração pelo produtor ao órgão de defesa sanitária animal do seu estado foi prorrogado em 13 estados.

“A porcentagem alcançada na etapa é satisfatória, atinge os índices estabelecidos no Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) e mostra o comprometimento do setor em manter o status de área livre com vacinação”, destaca o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.

Retirada da vacinação

Conforme o Plano Estratégico do Pnefa 2017-2026, o Brasil segue executando as ações para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

Em 2020, o Mapa reconheceu seis estados brasileiros – Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, regiões do sul do Amazonas e do noroeste do Mato Grosso – como livres de febre aftosa sem vacinação.

O reconhecimento nacional pelo Mapa é um dos passos para alcançar o reconhecimento internacional junto à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O pleito brasileiro segue em avaliação e a expectativa é a OIE conceder esse reconhecimento para esses estados em maio deste ano.

Atualmente, no Brasil, apenas Santa Catarina é considerada, internacionalmente, como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Deu fome? Confira receitas deliciosas no De Bem com a Comida

Sair da versão mobile