Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ENTREVISTA

C.Vale: acidente ressalta importância da segurança em silos de grãos

Especialista explicou que este tipo de acidente pode ocorrer em ambientes confinados, onde há presença de poeira em suspensão

O acidente ocorrido na C.Vale, em Palotina (PR), chamou a atenção para a necessidade de cuidados constantes em silos de grãos, a fim de garantir a segurança da propriedade e dos trabalhadores. Especialista em armazenagem de grãos e consultor na área pela IL Consultoria, Irineu Lorini, explicou as possíveis causas desses acidentes e a importância da prevenção.

Lorini destacou que esses acidentes podem ocorrer em ambientes confinados, onde há presença de poeira em suspensão, o que pode gerar explosões. Embora seja um fenômeno raro na área da armazenagem, Irineu ressaltou que é um risco conhecido na cadeia de grãos, tanto no Brasil como em outros países.

Explosão na C.Vale mata 7 haitianos e 1 brasileiro

Uma das causas possíveis é o confinamento de espaços abaixo do solo, como os túneis em unidades armazenadoras. Nesses espaços confinados, a movimentação dos grãos gera poeira que pode se tornar um combustível para a ignição e explosão, seja por faíscas elétricas, atrito ou outras fontes.

explosão-cooperativa-c.vale-palotina-paraná-3
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para prevenir acidentes, Lorini enfatizou a importância da ventilação dos locais, limpeza frequente dos túneis e a manutenção adequada dos equipamentos. Porém, devido ao aumento da safra e da intensidade de grãos no país, algumas unidades podem enfrentar dificuldades para manter os locais totalmente livres de poeira.

Governo do Paraná decreta luto de 3 dias por tragédia na C.Vale

Em relação à fiscalização, o especialista destacou que a legislação brasileira é rigorosa em relação ao acesso a esses espaços confinados, exigindo treinamento adequado para os funcionários. No entanto, devido ao grande número de unidades armazenadoras no país, nem todas podem ser fiscalizadas o tempo todo, o que ainda representa um risco.

Sobre o acidente na cooperativa no Paraná, Irineu Lorini apontou que é difícil estimar os danos econômicos causados, mas ressaltou que as maiores perdas são as vidas humanas. Além disso, a destruição da unidade exigirá um tempo e investimentos significativos para a sua recuperação.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile