Cai preço da energia a agricultor familiar na PB

Acordo fechado com o governo federal prevê isenção de ICMS a 200 mil produtoresO ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, assinou na segunda, dia 1, um acordo com o governo da Paraíba para reduzir a tarifa de energia a 200 mil agricultores familiares, via isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ao setor.

Fonte: Camila Domingues

O acordo foi assinado na abertura do Fórum Regional dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar no Nordeste, no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

• Veja também: Plano Safra da Agricultura Familiar sai no dia 15 de junho

Também foi formalizada a entrega do Selo da Agricultura Familiar (Sipaf) a seis cooperativas da região, que divulga que os produtos foram feitos por meio da agricultura familiar.

– É um sonho realizado. Esse selo vai dar mais crédito ao nosso produto – afirmou a presidente da Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf), Maria Nazaré dos Santos.

O ministro também participou de uma reunião dos gestores estaduais ligados à agricultura familiar no Nordeste, que também contou com a presença de enviados de Minas Gerais. Os representantes pediram que o governo federal amplie os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), avance com a regularização fundiária, dê mais assistência técnica para os agricultores familiares, apoie a inscrição dos produtores no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e priorize a política territorial.