A Caixa Econômica Federal projeta destinar R$ 10 bilhões para o financiamento agrícola no ano safra 2016/2017, que se inicia este mês, por meio de linhas de recursos obrigatórios, recursos livres e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou o banco em nota.
“O volume de recursos possibilitará ampliar nossa participação neste importante mercado, permitindo que a Caixa estreite ainda mais o relacionamento com toda a cadeia do agronegócio”, disse no comunicado o superintendente nacional de Agronegócio do banco, Márcio Vieira Recalde. De acordo com o banco, os recursos começam a ser liberados neste mês.
Conforme a Caixa, ao fim do ano safra 2015/2016 a carteira de contratos em crédito rural do banco totalizou R$ 7,8 bilhões, que contemplaram operações de custeio e investimento, agrícola e pecuário, além de linhas destinadas à comercialização, para mais de 12 mil produtores.
A Caixa informou, ainda, que oferece crédito rural em suas mais de 1,6 mil agências no país e por meio de ações nas principais feiras e eventos do setor. O banco mantém convênio com mais de 2,5 mil escritórios de assistência técnica em todo o território nacional, que auxiliam produtores no desenvolvimento de projetos agrícolas ou pecuários.