Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara votará MP da gestão do seguro rural

Deputados decidirão amanhã, dia 20, sobre administração do Fundo de Estabilidade do Seguro Rural

Fonte: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados deve votar amanhã, dia 20, a Medida Provisória (MP) 682, que prevê mudanças na gestão do fundo do seguro rural, transferindo à Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, a função de administrar o Fundo de Estabilidade do Seguro Rural.

Atualmente, a Lei Complementar 137, de 2010, estabelece que o Fundo seja gerido pelo IRB-Brasil, privatizado em outubro de 2013. A mudança está sendo discutida após o Tribunal de Contas da União (TCU) decidir que os recursos precisam ser administrados por um órgão público.

O relator da MP, o deputado Assis Carvalho (PT-PI), acrescentou em seu parecer uma autorização que permite ao Ministério da Fazenda estabelecer um regulamento sobre a remuneração a ser paga pelo Fundo à agência pela administração de seus recursos. O parlamentar também ampliou até 2022 o prazo para início da obrigatoriedade de que metade das funções gerenciais da ABGF seja exercida por pessoal concursado. 

– Não tem sentido você ter uma estrutura privatizada cuidando de fundo público para passar para a ABGF, que é que vai cuidar de todos os fundos garantidores do governo, de todas as áreas, habitação e área rural. É uma medida provisória simples, acredito que não teremos maiores dificuldades de ter aprovação assegurada, como estamos apresentando o relatório – afirmou o relator.

O seguro rural garante até 100% do que for contratado na apólice, mas se o prejuízo for de 150%, por exemplo, a diferença tem cobertura do Fundo de Estabilidade.

Sair da versão mobile