Canal Rural lança projeto Freio de Ouro 2018

Nova programação e novo time de especialistas são as novidades para a próxima temporada. Estela Facchin assume o programa semanal dedicado ao cavalo crioulo

Fonte: Franco Rodrigues

O Canal Rural tem novidades na programação que envolve o cavalo crioulo para a temporada 2018. O veículo oficial do Freio de Ouro atuará focado no fortalecimento da raça crioula e sua expansão no país. Para alcançar esse objetivo, a maior plataforma brasileira de comunicação especializada em agronegócio investiu na criação de um novo programa e reuniu um verdadeiro time de especialistas.

Neste ano, os conteúdos voltados à raça e sua competição mais importante vão além da já reconhecida excelência na transmissão das classificatórias, leilões e finalíssima. Haverá a produção de programas especiais, documentários e muito material jornalístico. Tudo isso com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

O novo programa voltado ao cavalo crioulo, que estreia nas próximas semanas, vai ao ar todos os sábados, às 9h, com reapresentação aos domingos, às 7h30, e as segundas-feiras, às 11h. A atração terá a apresentação e reportagens especiais de Estela Facchin, jornalista com 16 anos de experiência e profunda conhecedora da raça. Ela está retornando ao Canal Rural, onde já havia trabalhado por nove anos, para apurar os principais fatos e informações de competições nacionais e internacionais, além de contar grandes histórias sobre personagens e criadores ligados a este universo.

As imagens do programa serão captadas pelo olhar experiente do cinegrafista Carlos Tuca Gianotti, especialista em mostrar o melhor do cavalo crioulo. Além disso, a jornalista Thais D’Avila, com mais de 20 anos de experiência no jornalismo agropecuário e cerca de metade desse período como repórter do Freio de Ouro, também retorna ao veículo como editora-chefe da nova atração.

Já as nove classificatórias do Freio de Ouro terão apresentação de Sandro Fávero, jornalista com 28 anos de carreira e especializado na narração de esportes equestres. Desde 2016, Fávero é o narrador oficial do Freio de Ouro no Canal Rural, sempre acompanhado pela equipe de técnicos da ABCCC.

Integra ainda o time do Freio de Ouro 2018 o executivo Thales Silveira, com mais de 25 anos de atuação no mercado de leilões e provas da raça crioula, que passa a ser responsável pela relação da emissora com o mercado do cavalo crioulo. Ele trabalhará para promover maior aproximação entre os criadores e empresários, dentro da missão do Canal Rural de mostrar o melhor da raça para todo o país. Silveira também atuará diretamente nas transmissões dos mais de 70 leilões já programados para esta temporada.

O presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, acredita fortemente na importância do cavalo crioulo para os esportes equestres, bem como no contexto do agronegócio brasileiro. “Trata-se de uma raça bastante adaptável a todas as regiões brasileiras. Nosso projeto pode contribuir de forma determinante na criação de um ambiente que favoreça o seu crescimento nacionalmente, com desenvolvimento econômico e comercial para os criadores. Por conta disso, teremos o maior volume de conteúdo da história do Canal Rural direcionado ao cavalo crioulo. Serão mais de 100 horas produzidas para a programação”, destaca.

Cargnino também aposta no engajamento da comunidade em torno do cavalo crioulo. “Os conteúdos estarão presentes em todos os nossos pontos de contato com a audiência no ambiente digital para facilitar a conexão e interatividade. Desta forma, temos a expectativa de atingir mais de um milhão de pessoas”, ressalta.

Onécio Prado Silveira Jr, vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, está bastante entusiasmado com o projeto. “Parabenizamos o Canal Rural por essa nova fase, por esse novo conceito de programa, reinventando e trazendo novas formas de falar do nosso cavalo crioulo. A Associação apoia e está junto neste novo projeto. Estamos extremamente confiantes com esse time de profissionais escalados para cumprir esta grande missão. O ano será extraordinário para a raça crioula”, enfatiza.

Nos últimos anos, o Freio de Ouro teve como patrocinadores importantes marcas como Massey Ferguson, Ipiranga, Supra e Ford, além do Senar-RS.