Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Na China Maggi vai tentar abrir mercado para produto de maior valor agregado

Soja brasileira entra no país asiático sem tarifas, mas há taxas aplicadas a óleo e farelo; ministro também quer ampliar participação das carnes nacionais no mercado chinês

Fonte: Pixabay

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, acompanhará o presidente Michel Temer na 9ª reunião de Cúpula do Brics, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento acontecerá de domingo, dia 3, a terça-feira, dia 5, na cidade de Xiamen, província de Fujian, na costa sudeste da China. Em nota, Maggi diz que o encontro servirá para aprofundar a cooperação econômica entre os países do bloco. A China é o maior comprador dos produtos do agronegócio brasileiro. Só de soja importou 39,4 milhões de toneladas de grãos de janeiro a julho, o que gerou uma receita de US$ 14,86 bilhões.

“O Brasil deverá provocar o governo chinês na questão do comércio, que precisamos ampliar para abrirmos mais espaço para vender mais para eles”, disse o ministro no comunicado. Apenas a soja em grão entra na China sem tarifa; sobre a importação de óleo e farelo o país asiático aplica uma taxa. “O Brasil tem que industrializar mais e vender produtos com maior valor agregado para eles. Teríamos que ter uma cota de produtos para vender dentro da China.”

Na avaliação de Maggi, também é possível ampliar a participação das carnes brasileiras no mercado chinês. Atualmente, há limitação de plantas frigoríficas para exportar à China. “Isso pode ser ampliado para que possamos fornecer mais alimentos para eles. É nessa direção que temos que avançar.”

Programação

O Fórum de Negócios dos Brics será aberto neste domingo. Na segunda-feira, dia 4, está prevista a reunião dos líderes dos Brics. Na parte da tarde, ocorrerá o Diálogo dos líderes com o Fórum de Negócios dos Brics. No último dia, terça, haverá o Dialogo de Mercados Emergentes e Países em Desenvolvimento.

O Seminário de Oportunidades de Investimentos no Brasil, que acontece na sexta, dia 1º, e no sábado, dia 2, em Pequim, terá a participação, além de Maggi, dos ministros Maurício Quintella (Transportes) e Fernando Coelho Filho (Minas e Energia). Conforme o ministério, serão realizados encontros com investidores e fundos, quando será apresentado o portfólio de oportunidades nos mais variados segmentos do agronegócio brasileiro. No encontro em Pequim, os participantes poderão degustar cachaças, cafés especiais, confeitos e churrasco brasileiros.

Além de Maggi, a delegação do Ministério da Agricultura é formada pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva, e pelo diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Evaldo da Silva Júnior. A missão viaja nesta quarta, dia 30, e volta ao Brasil na próxima quinta-feira, dia 7. 

Sair da versão mobile