Tempo

Confira onde vai chover na previsão do tempo para esta quarta

Além da chuva, vale ficar atento às temperaturas. Segundo a Somar Meteorologia, o dia pode começar bem frio em alguns estados

Sul 

O tempo fica firme na metade leste dos três estados. Isso por conta da atuação de uma massa de ar seco, que também permite maior amplitude térmica com friozinho pela manhã e tarde mais agradável.

Já no oeste da região, tem previsão de formação de nuvens e tempo mais instável no final do dia, com a presença de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, um corredor de umidade da Amazônia e umidade que sopra do mar contra a costa. Mas, mesmo assim, a chuva é bem isolada e passageira.

Sudeste

A manhã começa fria em boa parte do Sudeste, por conta dos ventos que sopram do quadrante sul, especialmente nas áreas mais altas. Ventos úmidos que sopram do mar contra a costa de forma moderada geram chuvas no Espírito Santo e Rio de Janeiro, além do sul, zona da Mata e leste de Minas Gerais.

No estado de São Paulo, grande parte das áreas seguem com tempo firme e com máximas mais agradáveis do que o dia anterior, mas também tem previsão de chuva mal distribuída e passageira em algumas áreas como o sul, centro, nordeste e leste do estado.

Os ventos sopram com até 60 km/h no litoral entre São Paulo e o Rio de Janeiro. A Marinha do Brasil mantém alerta para ressaca entre São Sebastião (SP) e Cabo de São Tomé (RJ) com ondas de até 2,5 metros.

Centro-Oeste

Boa parte do Brasil central tem a influência de uma massa de ar mais seco que mantém o tempo firme e com grande amplitude térmica. As temperaturas pela manhã são mais amenas em Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Durante a tarde, o calor predomina.

Já a chuva ocorre de maneira isolada no extremo sul de Mato Grosso do Sul, no centro e norte de Mato Grosso e no noroeste de Goiás, com acumulados modestos mas acompanhados de trovoadas.

Nordeste

Tem previsão de pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento no sul da Bahia, mas um sistema frontal afastado no oceano já perde configuração. No centro e sudoeste baiano, o tempo segue seco e firme, com temperaturas elevadas.

Já em outras áreas do Nordeste, há formação de nuvens e pancadas de chuva até o fim do dia. A exemplo dos dias anteriores, se forma chuva generalizada por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) desde o Maranhão até o sul do Ceará e há condição para transtornos, como alagamento.

Entre o Rio Grande do Norte e Sergipe também segue a condição de chuva forte e tempo mais fechado, destaque maior para Sergipe, onde a chuva deve ser ainda mais expressiva.

Norte

O tempo fica bem fechado no norte de Amazonas, Roraima e no leste do Amapá, por causa da influência de instabilidades tropicais e também da Zona de Convergência Intertropical que está posicionada na costa norte do país.

Chove de forma mais pesada inclusive nas capitais Manaus, Macapá e Belém. Já em áreas do centro e sul da Região Norte, a chuva vem em forma de pancadas entre períodos de melhoria.