Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Chuva em parte do Brasil deve atrapalhar algodão e favorecer culturas de inverno

Em áreas do Brasil Central, choveu seis vezes a média de junho em apenas 24 horas, de acordo com a Somar Meteorologia

Os temporais em Goiás e Distrito Federal causaram entre 10 a 46 milímetros de chuva em 24 horas. Em Brasília, foram 20 milímetros, segundo a estação do Cemaden, e 29,4 milímetros, pela estação do Inmet.

Essa chuva veio depois de 46 dias seguidos sem precipitação significativa em um dia. Em apenas 1 hora choveu 24,4 mm pela estação do Inmet.

“Vale lembrar que em Brasília a climatologia de chuva de junho é de 4,9 milímetros. Então, os 29,4 milímetros em 24 horas, pela estação do Inmet, representam seis vezes a média de junho. Já em Goiânia (GO), apesar de ter registrado granizo, e ser indicado que choveu também pelos dados do aeroporto, os pluviômetros acabaram não registrando acumulado”, diz Desirée Brandt, da Somar.

Para os próximos dias, o alerta de chuva forte vai para o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A precipitação vem tarde para as lavouras de milho segunda safra, mas a umidade é muito bem-vinda para as lavouras de inverno. São esperados mais de 30 milímetros em algumas localidades. A chuva esperada nos portos de Paranaguá e Santos podem atrapalhar um pouco as atividades.

A precipitação no Centro-Oeste atrapalha a pluma das lavouras de algodão que não podem ser expostas por muito tempo aos índices de molhamento. Ainda há previsão de chuva para parte do Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso do Sul nos próximos dias, o que pode agravar as condições das lavouras.

Sair da versão mobile