Apesar de o tempo firme estar previsto para predominar em pontos do Sudeste e do Centro-Oeste, o país, em geral, terá uma quarta-feira (26) com instabilidades meteorológicas. Previsão do tempo divulgada pela Climatempo indica que o dia será de registros de chuva forte e avanço da frente fria.
+ Vai chover? Confira a previsão do tempo até 31 de outubro
+ Chuvas elevam produtividade da cana-de-açúcar no Centro-Sul
Dessa forma, outras questões climáticas um tanto quanto são aguardadas para esta quarta. Por exemplo: nevoeiro deve surgir sobre a faixa leste catarinense e paranaense. No Centro-Oeste, contudo, as chuvas podem ter a companhia de trovoadas e quedas de granizo.
O principal alerta da vez da previsão do tempo é para o Nordeste, sobretudo na área que engloba Sergipe, o norte baiano, o oeste pernambucano, o sul do Piauí e o Maranhão. Por lá, a saber, a equipe da Climatempo fala em risco triplo. Isso porque pode ter temporais e, consequentemente, inundações e alagamentos.
Chuva forte e frente fria
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta quarta-feira (26).
-
Sul
Esquenta um pouco mais por causa do efeito pré-frontal. Há, ainda, a a volta da chuva forte e de temporais na metade sul do Rio Grande do Sul, inclusive na capital Porto Alegre, em decorrência de uma nova frente fria, corredor de umidade e um cavado. Os acumulados mais altos são do sul ao oeste gaúcho. Nas demais áreas, o tempo é firme e tem nevoeiro no leste de Santa Catarina e do Paraná.
-
Sudeste
Tempo firme predomina em São Paulo, parte de Minas Gerais e em boa parte do estado do Rio de Janeiro. As pancadas de chuva forte se concentram mais no norte e leste mineiro e no Espírito Santo devido ao deslocamento de uma frente fria, umidade, cavado e da circulação dos ventos.
-
Centro-Oeste
O tempo firme predomina em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso e de Goiás. Nas demais áreas, as instabilidades causam chuva a qualquer hora do dia. Elas serão acompanhadas por trovoadas e queda isolada de granizo. Nesse sentido, a chuva mais forte será sobre o norte mato-grossense.
-
Nordeste
A chuva é volumosa e intensa e volumosa ainda pela Bahia, inclusive na metade norte do estado, além do Maranhão, sul do Piauí, Sergipe e oeste de Pernambuco. Isso por causa de uma frente fria, da alta umidade do ar e de um cavado. Há risco para temporais, inundações e alagamentos.
-
Norte
As pancadas de chuva ganham força com a presença de um cavado, alta umidade e calor sobre a região. Nesse sentido, os acumulados de chuva são altos no Pará, no Tocantins, em Roraima e no sul do Amazonas. No entanto, nas demais áreas também tem chuva forte, mesmo que pontual. Tempo firme, no entanto, somente no norte do Amapá.
__________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.