Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Chuva forte, geada e ventania. Início da semana será de fenômenos intensos

Frente fria no Sul e Sudeste pode causar transtornos. Em algumas áreas, são esperadas rajadas de vento de até 100 km/h

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet
Chuva intensa marca regiões brasileiras no início da semana. Foto: Inmet

Muita chuva em algumas regiões brasileiras, além de geada de forte intensidade entre Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. Precipitação invernal na serra catarinense. Esses são alguns dos destaques meteorológicos dos próximos dois dias.

Acompanhe a previsão para segunda e terça-feira:

Segunda-feira (31)

Sul

As tempestades permanecem ocorrendo desde o norte gaúcho até o Paraná nesta segunda-feira conforme a frente fria avança pelo continente. A chuva é volumosa, acompanhada por trovoadas e ventos fortes. Toda a Região deve ficar em alerta para possíveis transtornos causados pela chuva. As rajadas de vento podem atingir velocidade acima de 90 km/h, não descartando a possibilidade de ultrapassar 100 km/h. O ar polar começa a avançar pela Campanha Gaúcha e o tempo fica mais estável, mas ainda há possibilidade de chuva mais fraca ocorrer. As temperaturas começam a ficar mais baixas.

Sudeste

Com o deslocamento da frente fria, as instabilidades ganham força em toda a Região. Os acumulados de chuva são elevados, principalmente no estado de SP, MG e no RJ. Há alertas para eventuais transtornos que podem ocorrer devido ao tempo severo. Rajadas de vento com velocidade acima de 60 km/h atingem a costa paulista, RMSP e no ES.

 

Centro-Oeste

A frente fria se desloca pela Região e as instabilidades ganham força. Todo o Centro-Oeste deve ficar em alerta para eventuais transtornos que as rajadas de vento com velocidade acima de 80 km/h podem causar, além da forte chuva, altos acumulados, tempestades, queda de granizo e descargas elétricas.

Nordeste

Na segunda-feira a chuva se concentra no litoral e metade sul da BA, e extremo sul do MA e PI. As pancadas ocorrem de forma pontual e passageira, não são esperados acumulados tão elevados. Nas demais áreas o sol brilha forte durante todo o dia. As temperaturas são elevadas e o tempo é seco.

Norte

Uma frente fria muito forte e atípica avança pelo continente causando o aumento das instabilidades na Região Norte. A chuva é volumosa e frequente em RO e no AC, podendo vir acompanhada por tempestades, queda de granizo e descargas elétricas. Nas demais áreas a chuva se concentra no período da tarde, mas não acompanhada por trovoadas. Pode haver queda isolada de granizo.

 

Terça-feira (1)

Ventos marítimos. Foto: Reprodução/Pexels

Sul

Na terça-feira a frente fria se afasta da Região, mas ainda chove durante a manhã entre a costa gaúcha e catarinense. A chuva no leste paranaense já é mais persistente e ocorre durante todo o dia. A intensa onda de frio se configura pelo Sul do país e provoca um forte declínio na temperatura, o que ocasiona em geada de forte intensidade entre a região de Uruguaiana e Bagé, além de precipitação invernal na serra catarinense.

 

Sudeste

O dia começa com bastante chuva no estado de SP, os acumulados serão elevados na região de Franca, Ribeirão Preto, Rio Preto, no litoral sul paulista e na Baixada Santista. Não é descartado a presença de temporais, raios e queda isolada de granizo. Conforme a frente fria avança, o tempo fica mais estável no estado paulista, mas as instabilidades ganham força em MG, ES e no RJ, sendo previstos volumes expressivos na região de Governador Valadares, Triângulo Mineiro, Belo Horizonte e em todo o norte mineiro. A chuva é persistente também em Petrópolis, Angra dos Reis e Vale do Paraíba. Rajadas de vento ocorrem em toda a costa do Sudeste e em praticamente todo o estado de SP e RJ, podendo atingir mais de 70 km/h.

Centro-Oeste

Na terça-feira o tempo fica mais estável no Centro-Oeste conforme a frente fria avança e o ar fria entra, mas chove durante a manhã no norte do MS e pancadas mais isoladas ocorrem no MT. Em GO a chuva ainda é forte e nuvens de tempestades ainda se formam pelo estado, principalmente no norte. A temperatura diminui e a sensação é de frio no MS e MT.

Nordeste

Com o avanço da intensa frente fria, as instabilidades ganham força na BA, sul do MA e PI, ocasionando em chuva volumosa acompanhada por raios, ventanias e queda isolada de granizo. Entre o centro-norte do MA e o interior de PE o tempo firme ainda predomina e as temperaturas são elevadas.

Norte

As instabilidades ganham força na Região com a chegada da intensa frente fria. São previstos acumulados elevados de chuva na região em todo o AM, AC e no sul do PA. Os temporais são acompanhados por descargas elétricas, ventanias e queda de granizo. No TO os volumes também são elevados e chove durante todo o dia.

Sair da versão mobile