O QUE VEM POR AÍ

Chuvas com ventania e raios no Sul: Inmet solta previsão para 2 semanas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, áreas do Norte e Nordeste podem receber mais de 60 mm de chuva no período

alerta amarelo, previsão do tempo, chuvas - frente fria - agricultura familiar
Foto: Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (20) a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Para a primeira delas, entre os dias 20 e 27 de maio, estão previstas chuvas intensas no Rio Grande do Sul, com raios e rajadas de vento.

O período também deve registrar acumulados de chuva de mais de 60 milímetros (mm) em áreas do Norte e Nordeste. Isso deve ocorrer por conta da combinação do calor e alta umidade, que continuam influenciando as instabilidades nas regiões e provocando chuvas intensas.

Previsão do tempo de 20 a 27 de maio para cada região, segundo o Inmet

Mapa de chuvas: precipitação acumulada (mm) entre 20 e 27 de maio. Fonte: Inmet

Norte

A combinação entre calor e alta umidade irá provocar pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 60 mm em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, assim como em Roraima e Amapá.

Nas demais áreas da região, não estão descartadas pancadas de chuvas isoladas, com menores acumulados.

Nordeste

Há previsão de chuvas especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco a partir de quinta-feira (23). As instabilidades nessas áreas são provocadas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente, favorecendo a ocorrência de chuvas, que podem superar 40 mm.

Não estão descartadas pancadas de chuvas isoladas em áreas da faixa norte, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.

Centro-Oeste

O tempo quente e seco predominar pelo menos até quarta-feira (22), porém a partir de quinta, o avanço de um sistema frontal sobre Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso poderá ocasionar chuvas, além de queda acentuada de temperaturas.

Sudeste

O tempo será quente e seco, exceto em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde devem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.

No Espírito Santo, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas mais para o final da semana.

Sul

A semana começa com tempo bom e sem chuva, mas a partir de quarta, áreas de instabilidade associadas a uma baixa pressão que avança em direção ao nordeste da Argentina e oeste do Rio Grande do Sul, darão origem a um sistema frontal na quinta, provocando chuvas intensas no Rio Grande do Sul, que poderão vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Esse sistema irá se deslocar pela região e também deve influenciar áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste nos dias subsequentes. Assim, o Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

Previsão para a semana de 28 de maio a 5 de junho

Mapa de chuvas: precipitação acumulada (mm) entre 28 de maio e 5 de junho. Fonte: NCEP/NOAA

Norte

Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no centro-norte do Amazonas e do Pará, além de áreas do oeste do Acre, Roraima e Amapá, com acumulados que podem superar 60 mm.

Nas demais áreas da região, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.

Nordeste

A previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar 60 mm em áreas do litoral da região. Em áreas próximas da costa, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. No interior da região, o tempo é quente e seco.

Centro-Oeste e Sudeste

A previsão é de tempo seco e quente, exceto no leste da região Sudeste, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes inferiores a 50 mm.

Sul

A previsão é de tempo seco e quente, exceto no leste da região, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.