Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

CMA do Senado adia votação do marco jurídico dos bioinsumos

Bioinsumos são recursos orgânicos para controle de pragas e aumento da fertilidade do solo; se aprovado na Comissão, texto segue para Câmara

Nesta quarta-feira (22), a Comissão de Meio Ambiente do Senado adiou votação do Projeto de Lei 3.668/2021, que estabelece o marco jurídico para a produção de bioinsumos, depois de um pedido de vista.

Se aprovado pela Comissão, ele poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.

Bioinsumos

O projeto é de autoria do presidente da CMA, Jaques Wagner (PT-BA). Os bioinsumos são recursos orgânicos para controle de pragas e aumento da fertilidade do solo.

Para Wagner, esse novo marco jurídico dos bioinsumos vai melhorar o processo de regulamentação das inovações necessárias para o uso desses produtos no Brasil e dar mais segurança jurídica a produtores rurais, investidores e sociedade em geral.

“Entendemos ser necessário sobretudo a ampliação do escopo da proposta legislativa, para regular não apenas a produção de bioinsumos por meio do manejo biológico, mas também todo o seu ciclo produtivo, que inclue a produção, importação, exportação, comercialização e uso de bioinsumos na produção agropecuária nacional”, escreveu o senador na sua justificativa para o projeto.

O relator é o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que recomenda a aprovação com várias mudanças que apresentou. Ele acrescentou, por exemplo, mais critérios para a produção e registro dos bioinsumos.

 

 

 

Sair da versão mobile