Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CNA mostra preocupação com roubo de cargas do agronegócio no Arco Norte

A região do Arco Norte é uma alternativa para inverter o fluxo logístico normal dos grãos brasileiros, feito pelos portos do Sul e Sudeste, e baratear custos

Fonte: Divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está preocupada com o crescente número de roubos e furtos de cargas do agronegócio, principalmente, no Arco Norte, região considerada estratégica para o escoamento da produção de grãos e de alimentos para exportação.  

O 2º vice-presidente de Finanças da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço Júnior, informou na terça-feira, durante reunião da Câmara Temática de Navegação e Portos (CTNAV), em Brasília, que a ação dos bandidos em embarcações provoca insegurança e prejuízos. A CNA solicitou medidas urgentes do Poder Público.

“É muito importante uma presença maior dos organismos públicos nas hidrovias para coibir e ter uma maior fiscalização do trânsito. Acreditamos que isso poderá ajudar a resolver esse problema que é preocupante”, afirmou Lourenço Júnior.

A região do Arco Norte é uma alternativa para inverter o fluxo logístico normal dos grãos brasileiros, feito pelos portos do Sul e Sudeste, e baratear custos. O consultor de Logística e Infraestrutura da CNA, Luiz Antônio Fayet, ressaltou a necessidade de segurança de navegação para evitar acidentes entre embarcações – o Rio Amazonas, por exemplo, está sujeito à legislação internacional e à brasileira.

“Se nós resolvermos essas questões, teremos o maior escoamento de soja do mundo para exportação pela Bacia Amazônica”, afirmou o consultor.

Na região Sudeste, empresas do setor de proteína animal também têm relatado elevados prejuízos com roubo de cargas nas entregas feitas no Estado do Rio de Janeiro. O Grupo Mantiqueira, o maior produtor de ovos do Brasil, calcula perda de cerca de R$ 1 milhão nos últimos 12 meses com roubo de cargas na região.

Sair da versão mobile