Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

CNI eleva para 1,4% projeção de crescimento do PIB em 2022

Apesar da inflação elevada, o rendimento médio real também está crescendo, aponta a entidade

A melhoria do mercado de trabalho e o aumento da demanda do setor de serviços fizeram a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevar a projeção de crescimento da economia neste ano. Segundo o Informe Conjuntural do 2o Trimestre, divulgado na manhã desta sexta-feira (8), a estimativa passou de 0,9% em abril para 1,4% em julho.

No fim do ano passado, a CNI tinha projetado crescimento de 1,2%. No entanto, a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China levaram a instituição a reduzir a previsão para 0,9% há três meses. As previsões foram baseadas no desempenho da economia no primeiro trimestre. No entanto, o gerente executivo de Economia da CNI, Mário Sérgio Telles, diz que os dados do segundo trimestre, disponíveis até o momento, permitem esperar a continuidade do desempenho.

De acordo com a CNI, a recuperação do mercado de trabalho continua, com o emprego formal em elevação desde 2020, com 97,5 milhões de pessoas ocupadas. Apesar da inflação elevada, o rendimento médio real também está crescendo. Esses dados fizeram a entidade reduzir, de 12,9% para 10,8%, a expectativa da taxa média de desemprego em 2022.

A previsão de crescimento da massa salarial real (acima da inflação) subiu de 1,4% para 1,6% neste ano. As informações são da agência Brasil.

Sair da versão mobile