Com uma média de produção diária de 107,46 kg de leite, a vaca Harm Matty Kingboy, criada pelo produtor Lucas Rabbers, foi a grande campeã do Torneio Leiteiro do Agroleite 2023.
Foi o melhor resultado da história do torneio, conquistado ao longo das 11 etapas.
A performance da vaca Harm Matty Kingboy superou em quase 16 kg/dia a da vice-campeã na categoria Vaca Adulta.
O segundo lugar foi conquistado pela vaca Arkafla W. de Shamrock 1749, pertencente aos produtores Armando Carvalho Filho e Flavio Carvalho, que alcançou uma média de 91,59 kg/dia.
Vaca Jovem
Na categoria Vaca Jovem, a vitória ficou com a vaca Datijuca M Leche Gertie 4022, de propriedade de Fernando Sleutjes, com uma média de produção diária de 70,42 kg de leite.
Na competição de aproximação, o título foi para a vaca Fer Grietje Yis 759, que alcançou uma média de 59,55 kg de leite, sendo que a marca estabelecida era de 60 kg, resultando em uma diferença de apenas 0,45 kg.
Após o anúncio dos vencedores, um momento marcante ocorre na Arena Agroleite, onde os criadores premiados nas categorias são celebrados com o tradicional banho de leite, simbolizando a vitória.
No Torneio do Leite do Agroleite, os animais passam por 11 ordenhas ao longo de três dias. A maior e a menor ordenha são descartadas para obter a soma total, que é dividida pelo número de dias de ordenha. Na categoria de aproximação, é obrigatório incluir os resultados da 11ª ordenha no cálculo.