A frente fria que estava no Sul avançou em direção ao Sudeste e mudou o tempo em parte de São Paulo e até em Mato Grosso do Sul. Atrás dessa frente, vem uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas no Sul. Segundo a meteorologia, essa massa de ar frio não é tão intensa quanto aquela observada em julho, por isso não há chance para ocorrência de geadas até o dia 6 de setembro.
- Chuvas com acumulados de até 80 mm; veja a previsão do tempo para o fim de semana
- Após chuva de 140 mm, frio deve predominar para os próximos dias no Sul
No entanto, a previsão do tempo que novas ondas de frio podem alcançar áreas produtoras do Sul. A partir do dia 7 de setembro, é esperado um frio tardio para áreas de fronteira com o Uruguai.
Segundo a previsão do tempo, esse frio mais tardio pode afetar áreas produtoras de milho. Em Cruz Alta (RS), não está descartada a possibilidade de geada tardia perto do dia 9 e depois para o dia 26 de setembro.
Em relação à chuva, a frente fria organiza um corredor de umidade que vai da costa do Sudeste, passando por regiões do Centro-Oeste e chega ao Norte. Até o fim do mês, os volumes de chuva aumentam no Sudeste. No Norte, as precipitações se espalham por áreas produtoras de soja, no entanto, são pancadas típicas da primavera.