A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 10704/18, do deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR), que confere à cidade de Cerro Azul (PR) o título de “Capital Nacional da Ponkan”.
+ Governo abre consulta para mudar normas de combate ao greening
+ Laranja da região de Tanguá (RJ) é 100ª Indicação Geográfica registrada no Brasil
A fruta ponkan é uma espécie de tangerina de sabor doce e casca grossa. Como o PL tramita em caráter conclusivo, o texto já pode seguir para análise do Senado.
“O município de Cerro Azul é conhecido como o principal produtor de ponkan no Brasil”, disse Wandscheer ao apresentar a proposta. “Essa vocação permite que o município receba o título sem qualquer discriminação aos entes federativos”, concordou o deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), relator na CCJ.
“[No PR, em 2020] foram vendidas 40,9 mil toneladas, que renderam mais de R$ 86 milhões” – RubensBueno
Segundo Bueno, o município de Cerro Azul responde por 9,8% da oferta nacional das variedades ponkan, montenegrina e murcote. “Em 2020, nas Centrais de Abastecimento do Paraná foram vendidas 40,9 mil toneladas, que renderam mais de R$ 86 milhões, alavancando a economia local e nacional”, disse o deputado.
____
Acompanhe as principais notícias de agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.