Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão da Câmara aprova porte de arma no campo

Projeto de Lei segue agora para votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados

Fonte: Pixabay

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 8, o Projeto de Lei (PL) 6717/2016 do deputado Afonso Hamm (PP-RS) que permite a concessão de licença para o porte de arma de fogo para proprietários e trabalhadores rurais maiores de 21 anos. O objetivo, segundo o texto, é proporcionar a defesa pessoal, familiar ou de terceiros, assim como a defesa patrimonial.

O relator alterou o projeto original, que antes permitia a concessão de porte rural de arma de fogo para maiores de 25 anos. Além disso, procurou deixar claro que a licença não será “uma análise subjetiva ao direito de legítima defesa por parte da autoridade competente pela emissão do porte”.

Segundo a atual proposta do parlamentar, a licença será concedida mediante requerimento, com a apresentação do documento de identificação pessoal, comprovante de residência ou de trabalho em área rural e antecedente criminal.

Ainda segundo o texto, a licença para o porte rural de arma de fogo terá validade de dez anos e será restrita aos limites da propriedade rural, condicionada à demonstração simplificada, à autoridade responsável pela emissão, de habilidade no manejo.

A arma licenciada será cadastrada e registrada no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal. O extravio, furto ou roubo deverá ser imediatamente comunicado à unidade policial mais próxima, que providenciará sua comunicação ao Sinarm.

De acordo com a assessoria do parlamentar, o projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, para relatoria e votação. Como o PL tramita em caráter conclusivo ele não precisará passar pelo plenário da Câmara, a não ser que algum deputado manifeste essa vontade. Uma vez aprovado na CCJ, a medida segue para o Senado.

Sair da versão mobile