Será realizado, no próximo sábado (19/8), em Brasília, o Prêmio CNA Brasil Artesanal, que terá um concurso para a escolha do melhor azeite de oliva do Brasil. O evento será uma oportunidade para o público em geral avaliar os dez produtos finalistas para ajudar a escolher os melhores azeites de oliva extra virgem do concurso.
Organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) , o certame abrirá degustação aos visitantes do Jardim Botânico de Brasília das 9h às 16h, em uma estrutura montada em uma cafeteria próxima ao estacionamento principal do parque.
A degustação será às cegas, ou seja, o público não saberá as marcas dos azeites que concorrem nesta etapa do concurso. A prova será realizada por meio de codificação individual de cada um dos dez azeites finalistas do prêmio.
Os finalistas concorrem em duas categorias: Blend, que mistura duas ou mais cultivares de olivas, e Monovarietal, elaborado com apenas uma variedade.
Após o júri popular, haverá a última etapa do concurso, com base na análise das histórias dos azeites finalistas. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, certificados e selos.
Os cinco finalistas categoria Blend são: Bem-te-Vi (RS), Casa Gabriel (RS), Herança do Cerro Intenso (RS), Irarema Suave (SP/MG), Sabiá (SP/RS).
Na categoria Monovarietal, os escolhidos foram: Cadenza Picual (RS), Capolivo Arbequina (RS), Lagar H Manzanilla (RS), Milonga Arbequina (RS) e Ouro de Santana Manzanilha (RS).
O Prêmio CNA Brasil Artesanal – Azeite de Oliva é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA).
Serviço
Prêmio CNA Brasil Artesanal – Edição Azeite
- Quando: 19 de agosto (sábado), das 9h às 16h
- Onde: Jardim Botânico de Brasília – Cafeteria Jardim Bom Demais, espaço que compõe o Centro de Visitantes, próximo ao estacionamento principal