Confira a agenda do agronegócio para esta semana

Parlamentares debatem na semana que começa leis para defensivos agrícolas e revisão de preços mínimos a serem adotados no Plano Safra 2016/2017; veja agenda completa

Fonte: Antonio Cruz/Agência Brasil

Segunda-feira, dia 20

11h – O deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS) e entidades do setor agropecuário, como CNA, OCB, Federarroz, Irga, Faep e Ocepar, vão debater a revisão dos preços mínimos das culturas do arroz, algodão, feijão e milho a serem adotados no Plano Safra 2016/2017 com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller (foto). A reunião ocorre no Ministério da Agricultura, em Brasília-DF.

14h – A Comissão Especial do Impeachment ouve as seguintes testemunhas: Ivo da Motta Azevedo Correa, ex-subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil; Renato Janine Ribeiro – ex-ministro da Educação; Felipe Daurich Neto, diretor de Programas Sociais da Secretaria do Orçamento, e Bruno Moretti, ex-secretário-executivo-adjunto da Casa Civil.

Terça-feira, dia 21

10h – Produtores rurais e pesquisadores realizam painel técnico para debater a forma de classificação dos grãos. A discussão deve girar em torno dos descontos que estão incidindo sobre a produção e que seriam indevidos. Agricultores reclamam que muitos grãos, de soja e milho, estão sendo classificados como ardidos (aqueles que pela ação do calor ou da umidade ficam fermentados, com coloração marrom ou escura exteriormente e interiormente), mas na verdade continuam com o teor de óleo e de proteína normais. Isso acaba remunerando menos o produtor. O debate será realizado no Ministério da Agricultura e contará com a participação do diretor presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Luiz Nery Ribas, e de entidades como a Aprosoja.

12h – O tradicional almoço-reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária vai reunir deputados e entidades para tratar, entre outras coisas, sobre a taxação de grãos para exportação e a revisão da decisão do estado de Goiás.

14h – A Câmara Setorial da Soja realiza reunião em Brasília.

14h30 – A Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação se reúne em Brasília para tratar, entre outros temas, da gestão integrada da oferta e do uso das águas no meio rural e propostas de melhoria da eficiência e da sustentabilidade da irrigação no país.

14h30 – A Comissão Especial que debate uma nova lei de defensivos agrícolas para o país recebe convidados para debater a política nacional de defesa vegetal. Dessa vez, participam o coordenador de Agroecologia do Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias, o ex-secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e representante da CNA, Décio Coutinho, e o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, José Tadeu da Silva.

15h10 – O Congresso Nacional instala a Comissão Mista que vai analisar a Medida Provisória 720/2016, que regulamenta repasses da Lei Kandir aos estados.

15h30 – O Congresso Nacional instala a Comissão Mista que vai analisar a Medida Provisória 724/2016, que prorroga o prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Apesar de a data já ter sido alterada em lei sancionada pelo presidente interino Michel Temer, os prazos para adesão ao PRA (Programas de Regularização Ambiental) e demais benefícios aos agricultores que fazem o cadastramento, não foram prorrogados. A FPA tenta, via emendas à MP 724, solucionar essa questão.

Quinta-feira, dia 23

10h – A Câmara Setorial de Açúcar e Álcool realiza reunião em Brasília.

14h – A Câmara Setorial da Borracha Natural realiza reunião em Brasília para debater temas da cadeia produtiva e a apresentação de uma pesquisa sobre a produção florestal não madeireira no Brasil.