A primeira semana de agosto será movimentada em Brasília. Com a volta das atividades do Congresso, a comissão do Impeachment no Senado deve apresentar e votar relatório final que decide pelo afastamento de Dilma Rousseff, para seguir para o Plenário, na semana que vem. No agenda do agronegócio, o destaque vai para a votação da Lei de Cultivares e a volta do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, dos Estados Unidos.
Segunda-feira, dia 01 de agosto
8h – São retomadas as atividades legislativas no Congresso Nacional, Senado e Câmara dos Deputados.
Terça-feira, dia 02 de agosto
12h – A tradicional reunião do almoço da Frente Parlamentar da Agricultura acontece em Brasília, reunindo parlamentares e representantes do setor. Nesta semana estão em pauta a tramitação das Medidas Provisórias que dizem respeito à prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a renegociação de dívidas de crédito rural e também a Lei de Cultivares.
12h – No Senado Federal, a Comissão de Impeachment se reúne para a leitura do relatório final. Na última quinta-feira, dia 28, o advogado da presidente afastada, José Eduardo Cardozo, entregou as alegações finais de defesa de Dilma à comissão. O relator Senador Anastasia tem até esta segunda, dia 1, para elaborar o parecer que será lido na terça.
13h – Em Brasília, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será realizada a reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio à partir das 13h. Em pauta, a apresentação do relatório de abastecimento de milho para o Nordeste, os reflexos da implementação de acordo bilateral Brasil – Chile, no transporte marítimo entre os países. E mais, uma discussão sobre a participação brasileira no transporte de commodities agrícolas.
14h – Acontece em Belo Horizonte a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Aquicultura.
14h – Na Câmara dos Deputados, haverá audiência pública da Comissão Especial que discute o Projeto de Lei nº 6299/02, sobre o regulamento de defensivos fitossanitários. Estarão em pauta os tratados e acordos internacionais, acerca da defesa vegetal, firmados pelo Brasil. O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, foi convidado a participar da reunião. A Secretária da Divisão de Agricultura e Produtos de Base do Ministério das Relações Exteriores, Clarissa de Souza Carvalho já confirmou presença.
17h – A Comissão Especial da Lei das Cultivares também se reúne nesta terça-feira na Câmara dos Deputados. O encontro dos membros será interno e terá o objetivo de buscar um consenso sobre o parecer do relator. A previsão é de que ainda nesta semana seja votado o relatório.
Quarta-feira, dia 03 de agosto
10h – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural se reúne para deliberar sobre requerimentos e votar alguns projetos de leis.
11h – A Comissão do Impeachment no Senado discute relatório apresentado na terça-feira.
14h – O Ministério é palco para a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, às 14h. A Embrapa apresenta o andamento da implementação do Sistema de Monitoramento da Qualidade do Leite. Também será discutido a possibilidade de antecipação da data de definição do preço de referência para o leite e os derivados, que hoje ocorre concomitante com o início do ano-safra, para o dia 1º de junho, evitando assim essa coincidência. A lei que obriga os produtos lácteos a apresentar em suas embalagens a observação de lactose ou não também será abordado.
Quinta-feira, dia 04 de julho
11h – A Comissão do Impeachment no Senado vota relatório do senador Anastasia sobre o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff. A previsão é de que a discussão e votação do parecer em Plenário aconteça na próxima terça-feira, dia 9 de agosto.