Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Confira as principais picapes apresentadas no Salão de Los Angeles

Evento traz modelos reformulados de Ford e GM, além de lançamentos da Jeep e de uma startup de carros elétricos

Nos dez primeiros meses deste ano, a venda de carros em geral subiu apenas 0,6% nos EUA. Já no caso das pickups, esse percentual salta para 17,6%, de acordo com o site de acompanhamento de mercado Kelley Blue Book. Isso justifica o fato de, ao lado dos automóveis de luxo, as picapes serem as grandes estrelas do Salão do Automóvel de Los Angeles, nos EUA.

Aberto para o público nesta sexta, dia 30, o evento dura até o próximo dia 9. Entre novas versões de velhos conhecidos e a volta da Ranger ao mercado americano, os maiores destaques foram uma picape elétrica e um modelo lançado pela Jeep. Confira os lançamentos.

Rivian R1T

Divulgação
Divulgação

Desenvolvida por uma statup (nova empresa de tecnologia) da cidade de Plymouth, Michigan (EUA), a Rivian R1T é 100% elétrica. Com visual futurista garantido pelo sistema de iluminação, a picape possui quatro motores elétricos com 199 cavalos cada um. Eles proporcionam força de sobra para que o veículo transporte 800 kg de carga e vá de 0 km/h a 96 km/h em, no máximo, 4,9 segundos.

O comprimento de quase 5,5 metros sugere uma picape média, mas os 2 metros de largura e os 3,5 metros de entreeixos permitem que a Rivian R1T ofereça uma cabine com espaço de gente grande.

O modelo topo de linha vem equipado com uma bateria de 180 kilowatt/hora. Com carga completa, ela permite uma autonomia de impressionantes 640 quilômetros. O preço nos EUA foi definido em US$ 61 mil, com incentivos fiscais que retiraram US$ 10 mil do valor final. A chegada ao mercado americano está prevista para 2020.

 

Jeep Gladiator

Divulgação
Divulgação

A grade dianteira não deixa dúvidas: esse veículo que marca a volta da Fiat/Chrysler ao mercado das picapes médias é um Jeep. Equipado com um motor V6 de 3,6 litros, o modelo entrega 285 cavalos. A picape pode vir com um câmbio manual de seis marchas ou com um automático de oito velocidades.

Com tração nas quatro rodas, a Gladiator consegue transportar 726 kg de carga e puxar um reboque de até 3,5 toneladas. Quem enfrenta terrenos mais acidentados e precisa de mais torque deve esperar até 2020, quando chega ao mercado a versão 3.0 turbodiesel.

O lançamento da Jeep chega ao mercado para brigar com concorrentes de peso, como a Chevy Colorado, Ford Ranger, Nissan Frontier e Toyota Tacoma.

 

 

Ford Ranger FX4

Divulgação

Depois de sete anos fora do mercado americano, a Ford Ranger voltou em grande estilo a Los Angeles. Tanto que ela está sendo exibida sob uma grua, para que os visitantes possam conferir os sistemas de suspensão e tração, os pontos fortes do novo modelo, segundo o fabricante.

Equipada com o pacote FX4 Off-Road, a picape vem com sistema de gerenciamento de terreno, controle Trail para os pisos mais acidentados, suspensão reforçada, protetores de carroceria e pneus prontos para encarar as pistas mais inóspitas. Até o momento, a Ford americana revelou apenas uma motorização. Ela será a gasolina, com propulsor 2.3 EcoBoost e transmissão automática de dez velocidades.

 

Chevy Silverado 1.500

Divulgação

Essa picape grande ficou ainda maior e, apesar disso, perdeu peso. Tudo para diminuir a distância em vendas que a separa da Ford F-150, a líder do segmento. Com 172 quilos a menos, o modelo-base vem equipado com um motor de quatro cilindros, turbo, capaz de gerar 310 cavalos. Com essa potência, a picape pode puxar facilmente um reboque de até 3,2 toneladas.

O modelo é oferecido em seis combinações de motor e transmissão, com propulsores V6 e V8 disponíveis. Os preços nos EUA vão de US$ 32 mil a US$ 57 mil.  

 

Chevy Colorado ZR2 Bison

Divulgação

Com essa picape, a meta da Chevrolet é atingir o coração do amante de aventuras 4×4. Para tanto, associou-se à empresa American Expedition Vehicles, que já desenvolveu modelos “casca-grossa” para a RAM. O resultado mais notável da parceria é a proteção total com placas que cobrem cárter, tanque, transmissão e diferenciais.

A Bison vem equipada com o motor turbodiesel Duramax 2.8. O câmbio é automático de seis velocidades. Com essa combinação, a picape entrega 188 cavalos de potência. O modelo é oferecido em versões com várias opções de cabine. Com esses atributos, a Chevrolet espera ganhar espaço num mercado em que a Toyota brilha como as picapes Tundra e Tacoma.

Sair da versão mobile