Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conflito deixa três índios feridos por bala em MS

Ataque à acampamento na Terra Indígena Dourados Amambaipeguá I, em Caarapó, foi na noite desta segunda, dia 11

Fonte: Divulgação/Cimi

Um novo conflito armado deixou três índios da etnia guarani-kaiowá feridos, em Caarapó, Mato Grosso do Sul. Um homem de 32 anos e dois jovens de 15 e 17 anos. O estado de um deles é grave. O ataque ocorreu na noite desta segunda, dia 11.

De acordo com a denúncia feita pelo Conselho Missionário Indigenista (Cimi), homens armados dispararam de dentro de camionetes contra famílias acampadas na Terra Indígena Dourados Amambaipeguá I, território que está em processo de reconhecimento e demarcação pelo Governo Federal. 

Sindicato Rural de Caarapó nega que tenham produtores rurais envolvidos neste conflito.

A Funai, através de sua assessoria de imprensa, confirmou o ataque e disse que uma nota será publicada no início da tarde desta quarta, dia 13. Segundo a entidade, coordenadores da Fundação de Dourados/MS estão acompanhando a situação no local.

A Polícia Federal, a Força Nacional e o Ministério Público Federal estiveram na região para conversar com os três indígenas que foram alvo dos disparos de arma de fogo. 

Conflito

Desde o dia 15 de junho, a Força Nacional de Segurança Pública está no município, um dia após a morte do agente de saúde indígena Cloudione Rodrigues Souza, 26 anos, atingido por tiros durante outro conflito. O pedido de reforço foi feito pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja.

O Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) prorrogou no dia 27 de junho a permanência da Força Nacional por mais 15 dias. Segundo nota do MCJ, o objetivo era apoiar as atividades da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, para garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública na área de ocorrência de conflitos entre índios e fazendeiros.

Sair da versão mobile