O Brasil sedia, em setembro, o 19º Congresso Brasileiro de Sementes, promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). Em um momento no qual a estabilidade econômica do País é questionada, o evento serve como palco de discussões e debates relevantes sobre o setor agropecuário, um dos mais importantes de toda a economia brasileira.
Um dos palestrantes do Congresso será o Roberto Rodrigues. Engenheiro agrônomo, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV-EESP, presidente da Academia Nacional da Agricultura e ex-ministro da agricultura.
Responsável pela palestra de abertura do Congresso, no dia 14, segunda-feira, Roberto falará sobre a crescente demanda mundial por alimentos, a segurança alimentar e energética e qual o papel do Brasil neste cenário.
– A questão da segurança alimentar ganha mais importância a cada dia como uma das formas para se garantir a paz e estabilidade socioeconômica. O Brasil, como grande produtor de alimentos, tem um papel relevante nesta questão – afirma.
Outro ponto a ser debatido no Congresso é o comportamento do setor agropecuário diante do momento de instabilidade que o País enfrenta. De acordo com Rodrigues, existem dois fatores que impactam diretamente no produtor nacional: o aumento no custo de produção (alta da energia elétrica, aumento das taxas de juros, etc.) e a queda no preço de comercialização dos produtos. Isso faz com que a margem de trabalho do produtor seja reduzida. Esse comportamento já foi observado durante a última safra, no entanto a taxa cambial compensou a queda de preço, já que o plantio foi feito com o dólar baixo e a safra colhida com o dólar em alta.
Segundo Rodrigues, no atual momento, a saída é o aumento da oferta de crédito rural – medida já tomada pela ministra da agricultura Katia Abreu que no último dia dois, anunciou um aumento de 20% nos recursos.
Serviço
Congresso Brasileiro de Sementes
14 a 17 de setembro de 2015
Foz do Iguaçu (PR)
Mais informações www.cbsementes.com.br