Uma foto que mostra o traje típico de uma festa peruana que representa a abundância durante a colheita foi escolhida como a grande campeã do 11º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. A premiação destaca imagens que remetem à vida no campo, valorizando trabalhos de fotógrafos profissionais e amadores de toda a América do Sul.
A foto que ganhou o primeiro lugar entre os fotógrafos profissionais é de autoria de David Bedoya, de Lima, no Peru, que ganhou um prêmio de R$ 15 mil. Também nessa categoria foi premiado o argentino Alberto Alejandro Elias, com a foto “Puas”, contemplado com o mesmo valor do peruano.
Entre os fotógrafos não profissionais, foram vencedores os brasileiros Daniel Caron, de Curitiba (PR), com o trabalho “Dia de lavar a égua”; e Cristiano Buttner, de Jaraguá do Sul (SC), com “Retrato de uma vida ativa”. Cada um recebeu R$ 5 mil.
Exposição
Além das fotografias campeãs, 26 imagens de todo o continente foram selecionadas para participar da exposição itinerante que vai percorrer seis cidades da América do Sul até 2016.
Durante os 11 anos do concurso, quase 20 mil fotos foram inscritas. Já ocorreram 172 exposições em 105 cidades do continente, com um público total de 415 mil pessoas, de acordo com informações da fabricante de máquinas agrícolas New Holland.