A CPI da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) aprovou, nesta terça-feira, dia 24, requerimentos para convidar os ex-ministros da Justiça Nelson Jobim e Tarso Genro a prestar esclarecimentos na comissão.
A princípio, a solicitação direcionada a Jobim era para convocação. Um acordo entre os parlamentares, porém, garantiu a aprovação de todas essas propostas em forma de convite. Ainda não há data estipulada para a realização das audiências.
Além dos ex-ministros da Justiça, também foram convidados a comparecer na CPI os presidentes da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa, e do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, antropólogos, políticos, procuradores de justiça e diversas pessoas ligadas aos processos de demarcação de terras indígenas e quilombolas no país nos últimos anos.
A comissão ainda aprovou pedido de informações ao Ministério da Justiça, a investigação de atos administrativos do Programa Terra Legal e a realização de audiências em vários estados brasileiros.