O Presidente Jair Bolsonaro disse hoje em post no Twitter que o Brasil corre o risco de ficar sem potássio, substância presente na composição de fertilizantes e que se não fosse a PL 191/2020, o Brasil conseguiria ser auto suficiente para produção desses produtos. O comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, comenta sobre a questão:
“Não tenha dúvidas que a questão ambiental impede que o Brasil cresça nessa parte e se torne autosuficiente. Tem que se buscar essa autossuficiência, é essencial, temos refinarias fechadas, um desperdício completo. Produzir os fertilizantes daqui nunca foi viável por conta do custo do Brasil, com câmbio desfavorecendo, questão ambiental e tributária. Não temos condição de produzir nesse momento, é um grande desafio para a agricultura”.
Com relação à distribuição de fertilizantes por parte da Rússia e dos alimentos pelo Brasil, Miguel Daoud diz que o Brasil será prejudicado pela situação e que um boicote do envio de alimentos para esses países seria uma grande perda para ambos.
“Os chineses tem mecanismos para se sustentar e já tinha suspendido a venda de nitrogenados para o Brasil. Com o não envio dos alimentos, todos saem perdendo”.