O Rio Grande do Sul poderá ser atingido neste sábado, dia 19, por mais temporais, com chuvas fortes e ventanias, de acordo com alerta emitido nesta sexta-feira, dia 18, pela Defesa Civil. Desde quinta, dia 17, fortes rajadas de vento e chuvas são registradas em várias regiões do estado. Pelo menos 280 mil clientes estão sem energia elétrica.
Em Bagé e Aceguá, na região Sul, foram registrados ventos de até 70 quilômetros por hora. Na região da Fronteira Oeste, devido à cheia do Rio Uruguai, famílias precisaram deixar suas casas, segundo a Defesa Civil.
Em São Borja, 50 famílias estão desalojadas e dez desabrigadas. No município de Itaqui, 12 famílias foram levadas para casas volantes, enquanto em Uruguaiana três famílias estão no abrigo local.
No sábado, a chuva pode chegar a 100 milímetros ao longo do dia. Segundo a Defesa Civil, o temporal virá associado a ventos que podem chegar até 100 quilômetros por hora e a queda de granizo. O fenômeno pode causar transtornos, como queda de árvores, alagamentos e falta de energia elétrica.