Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Deputados protocolam pedido de instalação da CPI da Carne Fraca

Parlamentares sugerem apuração de irregularidades na fiscalização fitossanitária do país

Fonte: Canal Rural

Deputados protocolaram na noite desta quarta-feira, dia 22, na Câmara o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias apontadas pela Polícia Federal na operação Carne Fraca. Os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Ivan Valente (PSOL-SP) e Carlos Zarattini (PT-SP) coletaram 208 assinaturas de apoio à comissão, 37 votos a mais que o mínimo necessário exigido pelo regimento interno.

pedido de instalação da comissão, os deputados sugerem a apuração de irregularidades na fiscalização fitossanitária no país, com base na ação policial deflagrada na última sexta-feira, dia 17. Segundo a PF, um grande esquema de corrupção envolveu empresas de alimentos e fiscais do Ministério da Agricultura.

De acordo com a investigação da PF, fiscais que deveriam emitir certificados de que os produtos estavam de acordo com as regras sanitárias, recebiam propina para liberar os documentos sem fiscalização efetiva. A operação envolveu 1.100 policiais, 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalhos dos investigados e empresas supostamente ligadas ao esquema. 

Pelo menos nove pedidos de criação de CPI aguardam despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e normalmente a permissão de instalação obedece a ordem da fila de pedidos. Duas CPIs estão em andamento na Casa hoje: a da Funai e Incra 2 e da Lei Rouanet. A Mesa Diretora permite o funcionamento simultâneo de, no máximo, cinco CPIs por vez.

Sair da versão mobile