A forte chuva que atinge a região de Corrientes, Sul da Argentina, tem causado grandes prejuízos aos moradores rurais da província.
Neste sábado, dia 12, dezenas de animais foram resgatados após terem sido arrastados pela correnteza sob a ponte que cruza o Arroyo Batel, entre Corrientes de Goya e Perugorría, na rota 24.
Em um vídeo gravado por um morador da região e que circula nas redes sociais, é possível ver que centenas de vacas são levadas, e apesar dos esforços dos animais para tentarem sair da água, eles são levados rio a baixo.
“Quanta tristeza, quanta impotência e quanto trabalho e esforço perdidos. Um desastre que está acontecendo em nosso campo após uma enorme quantidade de chuvas”, desabafa Daniel April, autor do vídeo.
Segundo o coordenador provincial do Plano Pecuária, Eduardo Ortiz, os produtores rurais que moram próximos as regiões de risco, por orientação do governo, estão evacuando os animais das propriedades.
“Durante toda a última sexta-feira, os produtores atravessaram diversos animais pela ponte sobre o rio Batel Creek na Rota 24. Os bezerros estavam sendo levados até um caminhão para continuar a transferência. Porém como muitas vacas foram deixadas esperando, elas ficaram desorientadas e acabaram se jogando no rio “, revela Eduardo.
“Felizmente, depois de muito trabalho, conseguimos recuperar todos animais que aparecem no vídeo, no dia seguinte”, diz.
Ainda segundo Eduardo, a chuva deve continuar durante a semana. No total, mais de 300 milímetros de água já foram registrados. Em Corrientes, houve quatro mortes devido às enchentes e milhares de famílias estão sendo evacuadas e recebendo assistência do governo para evitar mais tragédias.