O dólar comercial chegou ao patamar máximo de R$ 3,220 nesta segunda-feira, dia 23. De acordo com o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, o cenário político interno é um dos fatores que mais influencia a movimentação do câmbio neste momento.
“A agenda desta semana é marcada pela votação do processo contra o presidente Michel Temer e isso gera algum tipo de estresse entre os investidores”, explicou Perfeito.
Nesta quarta-feira, dia 25, a Câmara dos Deputados deve votar o pedido de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para processar, por crime comum, o presidente Michel Temer e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral, Moreira Franco.
A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Temer e os ministros de formação de quadrilha e obstrução de Justiça com o intuito de arrecadar propinas, estimadas em R$ 587 milhões. O Planalto nega todas as acusações.
No cenário externo, a possibilidade de aumento dos juros nos Estados Unidos pelo Federal Reserve – ou Fed, que é o banco central americano – também influencia a moeda, mas com menor impacto. “Os efeitos são menores no caso do Fed, já que, pelo menos hoje, nem todas as moedas emergentes estão em alta”, afirmou.