Em um dia de tensões no mercado financeiro internacional, a moeda norte-americana caiu e a bolsa de valores fechou estável. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira, dia 27, vendido a R$ 3,894, com baixa de 0,7%. As cotações foram influenciados pelas turbulências nos Estados Unidos.
A divulgação de que o índice de confiança do consumidor norte-americano atingiu, em novembro, o menor nível em quatro meses provocou a queda dos principais índices das bolsas de valores dos Estados Unidos.
Na quarta, dia 26, as ações das empresas norte-americanas tinham registrado fortes ganhos depois de despencarem na véspera de Natal.
O dia teve poucos negócios no mercado financeiro brasileiro, por causa da proximidade do feriado de fim de ano. O Banco Central vendeu US$ 1 bilhão de dólares das reservas internacionais com o compromisso de recomprar o dinheiro mais tarde. A autoridade monetária também anunciou que vai renovar integralmente os contratos de swap cambial (venda de dólares no mercado futuro) em janeiro. Essas intervenções têm como objetivo segurar a alta da moeda norte-americana.
- Guerra comercial: China ficou um mês sem importar soja dos Estados Unidos
- Após impasse com China, EUA podem perder mercado japonês
O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou o dia com pequena valorização de 0,07%, aos 85.194 pontos.