Diversos

Dólar cai mais de 1,5% nesta sexta-feira

Mercado repercute o possível apoio dos partidos do centrão ao candidato presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin

Foto: Pixabay

O dólar abriu a sessão desta sexta-feira, dia 20, em queda de 1,64%, cotado a R$ 3,7818 para venda. Na manhã, a moeda norte-americana chegou a abrir o pregão em queda mais forte, próxima de R$ 3,75.

O mercado repercute o possível apoio dos partidos do centrão ao candidato presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) nas eleições deste ano, o que anima os investidores quanto às chances de vitória de um candidato considerado pró-mercado.

Para o analista da Correparti, Guilherme França Esquelbek, a sinalização do bloco reduz o potencial de Ciro Gomes na disputa, uma vez que ele também disputava o apoio dos partidos do centro. “O mercado, que sempre preferiu Alckmin ao invés de Ciro Gomes, vê com bons olhos esse apoio, podendo dar andamento às reformas que a economia precisa”, explica.

A equipe da Infinity destaca que o aceno do bloco a Alckmin ajuda a reduzir o risco de fragmentação dos votos nos candidatos alinhados com o mercado. “Apesar da presença de Meirelles, Alckmin já foi declarado mais de uma pesquisa como o ‘candidato do mercado’, pelo compromisso com as reformas e pelo histórico fiscal, além da viabilidade maior em termos eleitorais”, informou em relatório.

O Banco Central segue atuando no mercado através de swap cambial, que equivale a venda de moeda no mercado futuro com o intuito de conter a volatilidade. Na semana, o BC não efetuou nenhum leilão extraordinário.

Ibovespa
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) também acompanha o otimismo na abertura do mercado, com alta acima de 2% desde o início da manhã.

O índice Bovespa registrava 2,28%, com 79.251 pontos às 11h44. Ações de grandes companhias também apontavam valorização, com Petrobras subindo 5,38%.