O dólar atingiu na manhã desta terça-feira, dia 21, o valor máximo de R$ 4. A moeda é influenciada pelo resultado da pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) para a Presidência da República. Além disso, os investidores esperam pelas negociações comerciais entre China e Estados Unidos. Na véspera, a moeda fechou a R$ 3,957, maior valor desde 29 de fevereiro de 2016.
Na segunda, dia 20, o Ibope divulgou a primeira pesquisa do instituto após o registro oficial das candidaturas. Em primeiro lugar aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 37% das intenções de voto. Jair Bolsonaro está em segundo lugar, com 18%. Na sequência aparece Marina Silva, com 6% dos votos, Ciro Gomes com 5% e Geraldo Alckmin também com 5%, considerando as cinco primeiras posições.
O número de brancos e nulos somaram 16% e os que não sabem ou não quiseram responder somaram 6%. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de agosto em 142 municípios e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário internacional, o mercado reflete a expectativa do encontro entre representantes da China e Estados Unidos, que deve acontecer entre quarta e quinta-feira desta semana. Os países vivem momentos de tensão, com diversas imposições de tarifas.