Tempo fechado, ar frio e acumulados expressivos. Esses são alguns dos termos usados pela equipe da Climatempo para informar que neste domingo (18) a previsão é de frio e chuva, com direito a trovoadas e risco de geada em algumas áreas do país.
+ La Niña até o verão de 2023 pode levar à quebra de safra de soja no Sul
Além do frio e da chuva, trovoadas são previstas para o Rio Grande do Sul e o interior de Santa Catarina. De acordo com as condições meteorológicas divulgadas, a possibilidade de geada é mencionada para além da região Sul brasileira. Isso porque a condição climática pode ocorrer no sul de Minas Gerais.
Outro destaque da previsão do tempo para este domingo é o Centro-Oeste, que tem enfrentado recorrentes problemas de focos de incêndio. Deve chover — e ter trovoadas — em partes de Mato Grosso e Goiás. Para o território mato-grossense, há, ainda, a chance de queda de granizo.
Mar agitado e mais trovoadas
No Nordeste, a informação é que a chuva encerrará mais um fim de semana sendo concentrada nas faixas próximas ao litoral. Além disso, haverá registros de mar agitado ao longo do dia. Para o Norte, a expectativa é para pancadas de chuva e trovoadas em quase toda a região.
Domingo com trovoadas e risco de geada
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para este domingo (18).
-
Sul
A formação de um cavado em médios níveis da atmosfera fecha o tempo no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina, com a chuva vindo acompanhada de trovoadas e possibilidade de acumular volumes expressivos na Fronteira Oeste, por exemplo.
No Paraná, chuva ocasional no litoral, bem como na costa catarinense e tempo firme nas demais áreas. As temperaturas ainda são amenas, mas em gradativa elevação.
-
Sudeste
A entrada de ar frio favorece a possibilidade de ocorrência de geada no sul mineiro. Nesse sentido, diminui as temperaturas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Algumas nuvens se formam, mas chove apenas no litoral sul paulista, em parte do território capixaba e no nordeste e oeste de Minas Gerais.
-
Centro-Oeste
Tempo firme predomina em todo Mato Grosso do Sul, mas chove com trovoadas em Mato Grosso e Goiás.
A chuva em Mato Grosso é volumosa e tem acumulados expressivos e picos de intensidade, com as chances de queda de granizo sendo elevadas. Em Goiás, no entanto, a chuva é bem isolada e mal distribuída.
-
Nordeste
A chuva permanece concentrada na faixa litorânea. Nas demais áreas, o tempo firme e seco predomina. As temperaturas são elevadas em toda a região.
Mar agitado ao longo do dia, mas com ventos moderados na costa da Bahia. Todavia, a chuva aumenta entre Ilhéus e Salvador e com acumulados pontualmente elevados nessas áreas.
-
Norte
Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em praticamente toda a região, com acumulados pontualmente elevados no Amazonas e em Roraima.
O tempo firme predomina apenas no Acre, sul de Rondônia, parte do norte do Pará e no leste do Amapá. Dessa forma, as temperaturas são elevadas em todas as áreas e faz calor.