Os preços de commodities foram pressionados nesta quinta, dia 17, pela decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de elevar a taxa básica de juros na quarta-feira. As quedas marcam as últimas sessões de 2015, ano em que foram registradas baixas acentuadas nos preços de commodities, principalmente em razão da desaceleração da China, principal comprador de matérias-primas no mundo.
Investidores temem que o aperto monetário iniciado pelo Fed poderá reduzir ainda mais a demanda de mercados emergentes. Isso porque o dólar deve se fortalecer, o que torna as commodities, cotadas na moeda norte-americana, mais caras para compradores de outros países. Ao mesmo tempo, o dólar apreciado estimula as vendas dos maiores países produtores, pois torna as exportações mais rentáveis, elevando a oferta no mercado internacional.
Nesta quinta, na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), o café para março recuou 0,80%, o cacau para o mesmo mês perdeu 1,15%. O contrato de março do algodão fechou em queda de 0,41%, enquanto o suco de laranja caiu 2,40%.