Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Embrapa faz oferta pública de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste

Os novos clones apresentam elevada produtividade de borracha

Produtores de mudas de seringueira inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) têm mais uma oportunidade de adquirir hastes dos clones selecionados pela Embrapa Cerrados (DF) para o Centro-Oeste brasileiro, com produtividade média anual acima de 2 mil kg/ha de borracha seca – cerca de 26% superior à média dos materiais mais plantados na região. 

Os produtores devem manifestar o interesse nos lotes até às 17h da próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, enviando e-mail para cpac.cigv@embrapa.br, com o assunto “Oferta de seringueira 22/23” e com as informações solicitadas neste documento, que entre outras orientações também apresenta a quantidade de lotes disponíveis de cada clone e o número máximo de lotes que cada interessado pode adquirir.

São ofertadas hastes de planta básica dos clones a PB 291, PB 311, PB 312, PB 314, PB 324, PB 350, PB 355, PC 119, PC 140, OS 22, RRIM 713, RRIM 901, RRIM 937 e RRIM 938. Ao todo, serão disponibilizados mais de 500 lotes de 10 metros de hastes cada, ao valor de R$ 20 o lote.

A Embrapa contemplará os produtores por ordem de recebimento dos e-mails até o esgotamento dos lotes. Eles serão comunicados por e-mail, para que possam ser iniciados os trâmites de aquisição das hastes. 

Benefícios 

A borracha natural é um produto estratégico para o desenvolvimento nacional, uma vez que as indústrias de pneumáticos e artefatos de borracha dependem de importações de mais de 60% da borracha natural consumida em seus produtos. De acordo com a Embrapa, o aumento da produtividade dos seringais poderá propiciar a diminuição dessa dependência por meio do plantio de clones com maior potencial produtivo que os utilizados atualmente. 

Os novos clones apresentam elevada produtividade de borracha e são indicados para cultivo nas regiões do estado de Goiás e Distrito Federal em que foram testados e em outras com condições edafoclimáticas semelhantes, com período seco bem definido.

Aberta temporada de feiras rurais apoiadas pela Emater-DF

Produção de seringueira

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o Sudeste e o Centro-Oeste são, hoje, as principais regiões produtoras de borracha do país. São Paulo é o maior produtor, com 249,3 mil toneladas, seguido por Minas Gerais, que tem 28 mil toneladas, e Goiás, com 25,9 mil toneladas.  

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile