Na última semana, a equipe de interatividade do Canal Rural recebeu relatos de sete Estados sobre a falta de dinheiro para o crédito rural. Pequenos e médios produtores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará reclamam da falta de dinheiro nas linhas do crédito rural para custeio da safra, investimentos em máquinas e até dinheiro para agricultura familiar.
Crédito para projetos que antes eram disponibilizados com facilidade, hoje enfrentam atrasos acima da média, segundo as reclamações. Diante disso, o jornalismo do Canal Rural repercutiu e cobrou explicações dos órgãos públicos sobre essa situação.
Confira cinco destaques desta semana:
1) Produtores relataram dificuldade em acessar recursos do Plano Safra: Produtores rurais de diversas regiões do Brasil reclamam da falta de liberação de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado a ajudar pequenos produtores com custeio, investimentos e integralização de cotas-partes nas cooperativas de produção. Saiba mais.
2) Problema que perdura décadas, diz Kátia Abreu: Em relação às reclamações de produtores sobre a falta de crédito para subsidiar a produção da próxima safra, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que se trata de um problema recorrente, “perduram por décadas sempre a reclamação dos produtores com relação à agilidade da liberação de recurso agrícola”. Ela informou que o governo sugeriu aos bancos oferecer um crédito rotativo aos agricultores e pecuaristas que mantém, por anos consecutivos, a mesma atividade e não são inadimplentes. Saiba mais.
3) Febraban afirma que pode faltar dinheiro para custeio da safra: O diretor da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Ademiro Vian, afirmou ao Mercado e Companhia dessa quinta, dia 19, que há risco de faltar recursos de crédito rural para o custeio da safra 2015/2016. Vian participou de uma reunião com o Banco Central e o Ministério da Fazenda, onde afirmou a preocupação com a queda “bastante acentuada” dos depósitos à vista, que são a origem de parte do dinheiro do crédito rural. Saiba mais.
4) Crise econômica já atinge crédito rural: A dificuldade dos produtores em acessar créditos rurais é vista pelo governo federal como um problema crônico. A situação piorou nos últimos meses e a explicação pode estar na alta do dólar e na crise econômica enfrentada pelo país. Um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta que há uma redução de 7,4% na aplicação de recursos do Plano Safra vigente, para custeio e comercialização, em comparação com o mesmo período do ano passado. Saiba mais.
5) Ajustes fiscais prejudicam venda de máquinas para cafeicultura: O cenário macroeconômico e político adverso do país está influenciando negativamente nas vendas de máquinas para cafeicultura neste início do ano. A mineira SWZ Máquinas, com sede em São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas, estima que somente nesses primeiros meses de 2015, as vendas são 30% menores do que no mesmo período do ano passado. Saiba mais.